NOSSA META
NOSSA META

A ASSOCIAÇÃO DE CAPOEIRA GARRA CEARENSE

Fundação em 11 de Abril de 2010

CNPJ. 12.202.965/0001-46

MESTRE ÍNDIO/FORTALEZA

Contra-Mestre JAGUAR

Apresentação

A base para iniciação e prática da Capoeira nessa instituição visa levar o praticante concomitantemente a explicitar as suas virtualidades e a encontrar-se com a realidade para nela atuar de maneira consciente, eficiente e responsável, a fim de serem atendidas as necessidades e aspirações pessoais e sociais, seja ele criança, púbere, adolescente, ou adulto.

A presente proposta foi elaborada para prática de atividades que venham ao encontro de seus reais interesses e que favoreçam o desenvolvimento integral e harmônico de seu corpo.

Entende-se assim que educando a criança social, física e espiritualmente, terá ela maior facilidade de inserir-se e realizar-se no seu contexto natural. Portanto, a Capoeira deve propiciar à criança oportunidades de evoluir o espírito de liberdade com responsabilidade, de adquirir os seus hábitos, seus direitos e deveres, a coragem de enfrentar os riscos e de exercer a autoridade para o bem da comunidade. Deve oportunizar ainda o espírito criativo e desenvolver aspectos de sensibilidade, para que possa analisar, sintetizar e refletir criativamente sobre os problemas que por ventura venha encontrar.

Justifica-se também pela aceitação desse trabalho com crianças já realizado em outras Cidades, como em Arneiroz(CE), Catarina (CE), Tauá (CE), Aiuaba (CE) Jucás (CE) Russas (CE) Boa Viagem (CE) São Paulo(SP) , dentre inúmeras outras. Também sendo aprovado pelo MEC como disciplina integrante no currículo de Ensino Fundamental e Médio, além de ser ministrado como disciplina no currículo de Universidades e Faculdades de Educação Física do Brasil, como reconhecimento da sua importância.

OBJETIVOS GERAIS DA CAPOEIRA

- Estimula e desenvolve aptidões físicas naturais, através do movimento espontâneo;
- Desenvolve as aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor;
- Propicia o desenvolvimento das qualidades físicas, objetivando a adaptação orgânica ao esforço físico;
- Estimula a capacidade de expressão individual por meio de movimentos criativos;
- Contribui para a formação e desenvolvimento de hábitos salutares;
- Favorece a socialização;
- Desenvolve o gosto pela música e a criatividade relacionadas ao meio instrumental e pela própria necessidade para o desenvolvimento dessa qualidade;
- Igualdade de participação entre meninos e meninas sem faixa etária específica.-Estimular os alunos a tirarem notas escolares sempre acima da media, através de campeonato e eventos e lazer, só podendo assim participar destas atividades o aluno que estiver acima da media escolar.                                                                                                   - Aprimorar diversas condutas psicomotoras, destacando-se dentre elas a coordenação motora geral, a lateralidade, e a organização espaço-temporal; assim como valências físicas (resistência, flexibilidade, agilidade, destreza, expressão corporal);
- Fomentar o sentido de comunidade, estimulando o convívio com outras pessoas, praticando a cooperação, a lealdade, a cortesia, e o respeito mútuo, além de requerer constantemente a disciplina;
- Desenvolver a prática da Capoeira Jogo, estimulando a criatividade de movimentos;
- Propiciar e estimular a confecção de seus próprios instrumentos musicais, como o berimbau, pandeiro, caxixi, e atabaque;
- Fomentar a interdisciplinaridade, tendo em vista ser a Capoeira um esporte genuinamente Brasileiro, e que requer para seu aprendizado um estudo profundo de demais disciplinas do currículo escolar básico, como História e Geografia;
- Favorecer e enriquecer a cultura popular Brasileira;
- Propiciar um intercâmbio entre capoeiristas de outras cidades, estados e países;
- Preparar seus praticantes para a participação em campeonatos individuais, em duplas, grupos, musicais, dentre outros.

Capoeira e sua Importância Pedagógica

A Capoeira é uma excelente atividade física e de uma riqueza sem precedentes para ajudar na formação integral do aluno. Ela atua de maneira direta sobre os aspectos cognitivo, afetivo e psicomotor. A sua riqueza estão nas várias formas de ser contemplada na escola, onde o aluno, através de sua prática ordenada, poderá assimilá-la e, assim, atuar nas linhas com as quais mais se identificar. Porém, existem diversas concepções de Capoeira. Dentre elas, citamos algumas.

Capoeira Luta: representa a sua origem e sobrevivência através dos tempos, na sua forma mais natural, como instrumento de defesa pessoal genuinamente brasileira. Deverá ser ministrada com o objetivo de Capoeira – combate e de defesa.

Capoeira Dança e Arte: a arte se faz presente através da música, ritmo, canto, instrumento, expressão corporal e criatividade de movimentos. É também um riquíssimo tema para as artes plásticas, literárias e cênicas. Na dança, as aulas devem ser dirigidas no sentido de aproveitar os movimentos da Capoeira, desenvolvendo flexibilidade, agilidade, destreza, equilíbrio e coordenação motora, indo em busca da coreografia dos alunos, tanto na parte prática como teórica.

Capoeira Esporte: como modalidade desportiva, institucionalizada em 1972, pelo Conselho Nacional de Desportos, ela mesma deverá ter um enfoque especial para a competição, estabelecendo-se treinamentos físicos, técnicos e táticos.

Capoeira Educação: apresenta-se como um elemento importantíssimo para a formação integral do aluno, desenvolvendo o físico, o caráter, a personalidade e influenciando nas mudanças de comportamento. Proporciona ainda um autoconhecimento e uma análise crítica das suas potencialidades e limites. Na Educação Especial, a Capoeira encontra campo frutífero junto aos portadores de deficiência.

Capoeira Lazer: como prática não formal, através das “rodas” espontâneas realizadas nas praças, colégios, universidades, festas de largo, etc.

Capoeira Filosofia de Vida: muitos são os adeptos que se engajam de corpo e alma, criando dessa forma uma filosofia própria de vida, tendo a Capoeira como elemento símbolo, e até mesmo usando-a para a sua sobrevivência.

Apesar de termos enumerado algumas concepções e práticas de Capoeira na escola, acreditamos que esta deverá ser ensinada globalmente, deixando que o educando busque a sua identificação em quaisquer dessas formas. Caberá ao professor um papel relevante, orientando e estimulando para que o aluno possa aproveitar ao máximo toda a sua potencialidade.

No jogo da Capoeira, onde são evidenciada agilidade, destreza, coordenação motora, flexibilidade, e onde o capoeirista desenvolve a criatividade, zelando pelo respeito e camaradagem, jogando para recrear e não para testar capacidade, o professor deve desenvolver de forma integrada os três domínios de aprendizagem do ser humano: psicomotor, afetivo social e cognitivo.

Conhecimento é domínio do corpo. Controlar a agressividade através de movimentos rápidos e precisos, e proporcionar harmonia entre o corpo e a mente com movimentos suaves e flexíveis serão pontos identificados pelo educando ao iniciar a prática da Capoeira.

O estímulo de todas as partes do corpo seria um exemplo para o praticando entender que a própria natureza possibilitou ao ser humano condições, qualidades e recursos. Tudo tem uma utilidade e pode ser utilizado, desde que haja pleno estado de consciência, pois o potencial humano deve ser testado a cada momento em diferentes situações.

 

Estratégias

Com o intuito de um melhor aproveitamento dos conteúdos e objetivos previstos, utilizaremos as seguintes estratégias:
- Escolha de um local apropriado para prática da Capoeira;
- Apresentação de um material didático (apostilas, livros, filmes, etc...); 
- Formação de grupos artísticos de apresentação ao público e à sociedade;
- Organização de um laboratório para confecção de instrumentos musicais;
- Intercâmbio entre capoeiristas de diversas localidades, através de eventos e campeonatos.

coordenadoria: Contra Mestre: Jaguar

 

 

  

Translate this Page

Rating: 2.5/5 (673 votos)




ONLINE
1