- INICIO
- FOTOS
- HISTORIA DA CAPOEIRA
- MESTRE BIMBA
- MESTRE PASTINHA
- ZUMBI A ATUALIDADES
- MACULELÉ DANÇA E LUTA
- OS MANDAMENTOS DA CAPOEIRA
- CURIOSIDADES
- MUSICAS E SUAS VARIAÇOES
- ANGOLA
- REGIONAL
- INSTRUMENTOS ULTILIZADO
- A História do Berimbau
- NOSSA META
- GARRA CEARENSE
- VIVER CAPOEIRA
- ARNEIROZ
- TAUÁ
- CATARINA
- AIUABA
- BAIXE CD,S DE CAPOEIRA
- BAIXAR CD GOSPEL
- 23ª batizado
- sede taua
- 25º BATIZADO E TROCA DE GRADUAÇÃO CATARINA-CE
- Área Reservada
- DEIXE SEU COMENTARIO
- INSCRIÇOÊS DE CAPOEIRISTAS
CURIOSIDADES
Capoeira - Curiosidades
O caxixi, além de marcar presença nas rodas de capoeira, é também utilizado pelos pais dos candomblés e Angola para acompanhar certos cântigos.
O rapa é um jogo semelhante à capoeira, praticado nos quartéis, morros e terreiros onde um indivíduo no centro de uma sala, com outros ao redor, ginga e subitamente aplica uma banda ou uma rasteira em um dos participantes.
Urucungo significa berimbau em angolês.
Quebra-bunda é uma variação da capoeira, parecida com a quadrilha rural, mas sem a participação de mulheres.
A luta de Bimba que demorou mais tempo durou um minuto e dois segundos.
No dia comemorativo de Espírito Santo os capoeiristas do Macapá, Amapá, dirigem-se à igreja munidos de instrumentos. No caminho, pedem dinheiro "murta" para a realização da festa. Chegando à igreja benzem-se e fazem uma roda de capoeira. A essa manifestação é dado o nome de Marabacho.
A orquestra do samba de roda é composta por pandeiro, violão, chocalho e prato de cozinha arranhado por uma faca.
Antigamente, era costume os capoeiristas trajarem terno de linho branco. Era considerado bem jogador aquele que conseguisse sair da roda com o terno impecavelmente limpo.
Em 1908, quando D. João VI chegou ao Brasil, a capoeira serviu de instrumento nas mãos dos políticos.
Os capoeiristas eram contratados pelos políticos para bagunçar no dia das eleições. Enquanto as pessoas desviavam a atenção para a confusão dos capoeiras um indivíduo colocava um maço de chapas na urna ou na linguagem da época "emprenhava a urna". Vencia as eleições o candidato que dispunha de maior número de capoeiras.
Até o século XIX os "batuques" de negros eram estimulados por serem válvulas de escape e acentuarem as diferenças entre as diversas nações africanas. A partir de 1814, começaram a ser perseguidos - "brincadeira de negro" torna-se fato social perigoso de acordo com textos legais.
O frevo é uma mistura de capoeira de Angola e dança Russa.
Bate-baú é o nome dado a uma espécie de samba, originário da Bahia, onde os dançarinos ritmadamente davam umbigadas unindo os baixos ventres. O busto inclinado para trás e as pernas arqueadas produzia um ruído igual ou de uma caixa de madeira que se fecha.
Existe um conto no leste e norte da África sobre a origem do berimbau. Diz que uma menina passeando parou num rio para beber água, quando um homem veio por trás e deu-lhe uma forte pancada na nuca. Ao morrer, transformou-se num arco musical. Sou corpo converteu-se na madeira, seus membros na corda, sua cabeça na caixa de ressonância e seu espírito na música.
Em 1712 surge no vocabulário português e latino o termo "CAPOEIRA".
Canjiquinha foi o criador da Festa de Arromba, jogada nas festas de Largo da Bahia. Nessas comemorações vários capoeiristas se reuniam e jogavam em troca de dinheiro e bebida.