Nome: Ernesto Cavalcante (Mestre Índio)
Data de Nascimento: 11/09/1972 – Fortaleza/Ce
Estado Civil: Casado
Profissão: Professore de Capoeira
Começou a capoeira em 06 de junho de 1986, formado como mestre em junho de 2001 pelo Mestre João Baiano que é aluno do Mestre Zé Renato que trousse a capoeira para Fortaleza
Eu Ernesto Cavalcante, conhecido dentro da capoeira com Mestre Índio, comecei a capoeira em 06 de junho de 1986 no Grupo palmares com o Mestre João Baiano que é o meu Mestre até hoje e ele ensinava capoeira no Centro Comunitário que fica na Av. Borges de Melo s/n Fortaleza-Ce. Lá foi onde comecei a treinar a capoeira.
Ganhei este apelido porque tinha um cabelo grande e liso parecia um índio mesmo. Comecei a treinar a capoeira por causa de 20.000 cruzeiros na época. Um colega meu me chamou para irmos atrás de capoeira, eu nem sabia o que era isso, ai ele me explicou, eu disse então vamos, o pagamento era uma parcela única anual que na época era 20.000 cruzeiro, hoje pode-se dizer que seja mais ou menos uns R$ 100,00. eu não tinha condições de pagar essa parcela, então comecei a pastorar carro no antigo Roncy hoje atual Extra Montese, bairro no qual moro até hoje. Passei uma semana vigiando carro e de vez em quando conseguia lavar alguns carros também, no dia da matrícula já estava com meu dinheiro, eu e meu colega formos nos matricular na capoeira.
Na segunda-feira formos treinar e na terça-feira meu colega chegou lá em casa e disse: bora cara, eu disse que não ia mais porque aquilo era coisa pra doido e eu tinha amanhecido todo quebrado dos treinos, meu colega insistiu, mais eu disse que não ia mais.
Na quarta-feira eu pensei: Por passei uma semana trabalhando para me matricular, vou pelo menos esse mês, e assim fiz, depois de uns 10 dias de treino as dores foram desaparecendo então passei a tomar gosto pela capoeira e to até hoje, por causa de 20.000 cruzeiro, porque se eu não tivesse pago com certeza eu não tinha continuado.
Me formei como mestre de capoeira no ano de 2001. Hoje tenho meu próprio grupo Associação Viver Capoeira com o CNPJ: 08.573.757/0001-86com sede própria no bairro do montese onde moro, apoiado pelo Mestre Carlão e por meus alunos que iniciaram a capoeira comigo e que hoje são Contra-Mestre, Professores, Instrutores e Monitores e os demais alunos graduados.
Dou aulas no bairro do Montese, Jardim América, Aerolandia, Panamericano, Vila União e faço a supervisão dos meus alunos que já leva trabalho de capoeira.
Já formei vários monitores, Instrutores, Professores e Contra-Mestre, todos estão comigo ajudando a crescer a Associação Viver Capoeira.
Temos trabalho em interiores do Ceará: Crato, Barbalha, Itapipoca, Maracanaú e em outros estados como: Pernambuco, interiores de Arco-Verde, Pedra, Venturosa, Garanhuns, Pesqueira, Betânia e Jupi, todos supervisionado pelo Contra Mestre Canguru e com a supervisão geral de Mestre Índio, e se você quiser fazer parte dessa família ou quiser que façamos algumas apresentações entre em contato com o Mestre Índio (85) (3021-3281 / 8839-1306).
Hoje na cidade de arneiroz, catarina, aiuaba e tauá, o mestre indio tambem e o mestre a associação de capoeira garra cearense, coodenado pelo professor jaguar presidente e fundador da associação,
Essa é a minha história na capoeira