HISTORIA DO MUNICÍPIO DE TAUÁ CONHEÇA
HISTORIA DO MUNICÍPIO DE TAUÁ CONHEÇA

HISTÓRIA DE TAUÁ - CIDADE PRINCESA DOS INHAMUNS

 

Data da elevação da povoação à categoria de vila: 3 de maio de 1802. Data da elevação da sede administrativa à categoria de cidade: 2 de agosto de 1929. Padroeira: Nossa Senhora do Rosário ( 07 de outubro ).

Foto Antiga da Praça CentralInicialmente chamado de São João do Príncipe e São João do Príncipe dos Inhamuns, o município de Tauá tem suas origens remontando ao início do Século XVIII. O fazendeiro Lourenço Alves Feitosa, foi o ocupante das primeiras terras na região. Desses referenciais de preeminência consta a doação de uma sesmaria, contendo uma légua de frente por três de fundo e situado na ribeira do rio Jucá (1708).

Em segunda doação aparece, em 1718, o igualmente beneficiário Capitão Luiz Coelho Vidal, ocupante dos vazios territoriais existentes na região dos Inhamuns.

Em prosseguimento à hierarquia fundiária, instalada pela família Feitosa, Lourenço requer e obtém uma Sesmaria situada igualmente nos Inhamuns (13/03/1724).

Na seqüência dos fatos a evolução política se desencadeia com a elevação à categoria de Vila tendo como precedente a Ordem Régia, datada de 22 de julho de 1766 e a Portaria Governamental da Província, datada de 14 de dezembro de 1801.
Fundação da Cidade

Quadro HistóricoNeste último instrumento e em atendimento ao contido na Ordem Régia, designou o então governante Bernardo Manuel de Vasconcelos ao Ouvidor Gregório José da Silva Coutinho, tendo como finalidade examinar, em Tauá, as condições inerentes à transformação do povoado em Vila. Em que pese ao preenchimento dos pré-requisitos exigidos a elevação à Vila só veio se concretizar em 3 de maio de 1802, com a denominação de São João do Príncipe. Esse ato de elevação instituiu a "governança municipal".

A elevação da sede do Município à categoria de Cidade provém da Lei nº 2.677, de 2 agosto de 1929, com a restauração do nome para Tauá.

As inscrições rupestres apontam a presença humana neste município há milhares de anos.

O Sertão dos Inhamuns, do qual Tauá é o município pólo, também, foi passagem para a Estrada das Boiadas, no processo de colonização da Capitania Cearense, a partir do século XVII. A área que compreende o serrote Quinamuiu ( um dos ícones tauaenses e reconhecido como monumento natural ) está denominada de Parque Ecológico Quinamuiu Joaquim de Castro Feitosa ( Lei municipal N° 1231/2004 ). Quinamuiu é uma palavra indígena que significa “ serrote ” ou “ serra perto d’água “.

Ressalte-se, também, que em Tauá, na localidade de Barra da Sociedade ( a 6 Km da Sede ), está o marco zero, nascente do Rio Jaguaribe, na confluência dos rios Trici e Carrapateiras.

 

Translate this Page

Rating: 2.5/5 (671 votos)




ONLINE
1